Introdução


sábado, 28 de julho de 2012

O que você não sabe sobre pêlos e cabelos

Por que alguns são crespos e outros lisos? Por que alguns são claros e outros, escuros? Confira essas e outras curiosidades sobre Pêlos e Cabelos:
- Quanto tempo os pêlos demoram para crescer?
Os pêlos demoram de dois a três meses para atingir o comprimento máximo. Já os cabelos, levam cerca de dois a seis anos. Os fios passam por três etapas de crescimento. São elas: “anágena” (fase que representa quase toda a vida útil do pelo, formado nas camadas mais internas da pele e segue crescendo a um ritmo de mais ou menos 1 centímetro por mês. Depois vem a “catágena”, que é o período em que o fio fica em repouso. Não cresce. Essa fase tem duração máxima de 1 mês. Para terminar tem a “telógena” que dura alguns meses e é quando o pêlo morre e cai naturalmente. O comprimento de cada fio está relacionado ao tempo de vida, por essa razão os cabelos crescem mais do que os pelos das axilas, por exemplo.
- Que partes do corpo os pêlos não nascem?
Sola do pé, palma da mão e lábios. Quando nosso organismo está em formação ainda no útero, essas partes do corpo não desenvolvem, por baixo da pele, as estruturas necessárias para a formação dos pêlos.
- Por que cabelos têm cores diferentes?




Devido a melanina, que é a substância que dá cor aos fios. Mas o que define o tom dos cabelos é o balanço entre os dois pigmentos que compõem essa “tintura natural”. Quando a concentração de eumelanina é maior, o cabelo é mais escuro. Já os cabelos claros e ruivos, têm maior predominância de feomelanina, um pigmento mais avermelhado. Os idosos e os albinos têm ausência parcial ou total de melanina, por isso têm os cabelos brancos.
- Por que só homens têm barba ou pêlos no peito?
Devido aos hormônios androgênicos, como a testosterona, produzidos em maior quantidade nos homens. Por isso você não encontrará mulheres com pêlos no peito ou nas orelhas, por exemplo.
- Por que existem cabelos lisos e crespos?
O tipo de cabelo é definido pelo formato do folículo piloso (onde o fio sai do corpo). Se o canal é cilíndrico o fio sai liso. Se for achatado, o pelo sai ondulado. Se o folículo for muito achatado o fio sai crespo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário