Introdução


terça-feira, 24 de julho de 2012

O que é o cérebro? Por que precisamos de um sistema nervoso?

Seu cérebro é o órgão mais importante de seu corpo. Ele controla tudo o que você faz, seus movimentos, seus pensamentos e sua memória. Muitas vezes ele não age diretamente, mas pode controlar pequenas quantidades de substâncias químicas do sangue, que, por sua vez, têm um forte efeito sobre outra parte do corpo.
Embora pareça muito simples, o cérebro é imensamente complicado. E uma massa de tecido esbranquiçado, bastante mole ao tato, que ocupa cerca de metade do volume da cabeça. Fica posicionado no alto da cabeça, acima dos olhos e dos ouvidos, estendendo para trás e para a parte inferior da cabeça.
Quase tão importante quanto o cérebro é o restante do sistema nervoso. A medula espinhal estende-se do cérebro para baixo, ao longo da coluna, O cérebro e a medula espinhal formam o sistema nervoso central. Ao longo do comprimento da medula espinhal saem nervos semelhantes a fios que se dividem e se ligam com quase todas as partes do corpo. Os nervos transportam mensagens dos órgãos dos sentidos para o cérebro, e também instruções do cérebro para outras partes do corpo.
 
O cérebro funciona como uma rede telefônica complicada mas muito compacta, com um complexo fluxo de mensagens que chegam, são selecionadas e depois dirigidas a seu destino apropriado.
 
 - Veja a seguir algumas curiosidades e funcionalidades do cerébro:  

* O cérebro é composto por cerca de 100 bilhões de neurônios.
* O cérebro é constituído por cerca de 75% de água.
* Seu cérebro utiliza 20% do total de oxigênio do seu corpo.
* As informações circulam pelo cérebro em cerca de 430 km por hora; se você estiver embriagado essa velocidade literalmente despenca.
* O cérebro para de crescer aos 18 anos de idade.
* Seu cérebro representa cerca de 2% do peso corporal, porém é responsável por usar de 20 a 30% das calorias que você ingere.
* O cérebro humano é o órgão ‘mais gordo’ do corpo. Ele pode consistir em pelo menos 60% de gordura.
* Não há receptores de dor no cérebro, de modo que o próprio não sente nenhuma dor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário