Introdução


terça-feira, 29 de novembro de 2011

Porque perdemos a motivação ?

Um dos grandes problemas da falta de auto-realização é, sem dúvida, a perca da motivação, que leva as pessoas a abandonarem por algum tempo, e norma geral definitivamente, os seus objectivos.
Reconhecer as razões é MUITO importante. Daí deriva a capacidade ou não, de conseguirmos combater a origem. Como um sintoma, sem conhecermos a origem não se consegue eficazmente combater a doença.
Existem 3 razões importantes para esta situação ocorrer: perda de autoconfiança, perda de focus ou perda de direcção.

Perda de Auto-Confiança

“Não sou capaz!”
“É inútil lutar…”
“Não mereço a recompensa de atingir X!”
Estas frases são directamente relacionadas com a perda de auto-confiança, mas algumas são mais insidiosas. Vejamos um exemplo:
Um freelancer tem um projecto complexo a desenvolver e com o decorrer do tempo vai queimando etapas. Entretanto, na sua vida pessoal, algo de grave aconteceu. Algo que o tenha abalado. Uma discussão com um familiar, uma quebra de um relacionamento, etc. Esse evento vai criar incertezas no freelancer, se a sua auto-estima não for elevada. A sua confiança irá ficar abalada, que será transmitido à motivação de atingir os seus objectivos.

Perda de Foco

Nós, seres humanos, somos capazes de coisas extraordinárias. Quando nos focamos e empenhamos em algo, chegamos lá. Como se estivessemos a conduzir uma viatura, se olharmos para o nosso objectivo, as nossas changes de chegar lá são maiores porque toda a nossa atenção está virada para o objectivo.
Mas existe uma diferença em focarmos no que queremos, do que focarmos no que não queremos. A maioria das pessoas age pelo medo do que pelo objectivo.
Um medo concreto, de perder o seu salário, ou o seu dinheiro no final do mês, ou o seu emprego, é um foco mais usual do que, por exemplo, atingir os seus objectivos ou excedê-los como motivo para aumento de salário, criar um part-time ou um negócio à parte para aumentar o seu dinheiro no final do mês, ou encontrar maneiras de melhorar a sua produtividade e a produtividade do seu empregador, dando motivos a melhoria na sua carreira.
O foco correcto e mais construtivo representa um objectivo concreto e atingível, ao contrário de um objectivo abstracto que é não perder o emprego. Os objectivos abstractos têm a tendência de aparecer difusos, como uma fotografia desfocada, e, em seguida, destruirem a motivação.

Perda de direccção

Podemos saber onde queremos chegar mas regra geral, ou não criamos um plano para lá chegar, ou perdemo-nos no caminho. Sem um mapa onde podemos ver todos os nossos passos, definir pontos importantes de concretização (milestones), chegar ao nosso objectivo é um evento do mero acaso, como jogar no totoloto ou euromilhões, com números escolhidos ao acaso todas as semanas.
Para além disso, sem ter um plano definido com a nossa próxima tarefa, o mais normal é sucumbirmos à prática da preguiça.

Conclusão

É inevitável encontrar-se em períodos de fraca energia, maus momentos, azar ou até falhanços ocasionais. Tem de desenvolver uma mente forte e disciplinada. Caso contrário, estas lombas no seu caminho podem transformar-se em monstros gigantes que bloqueiam o seu avanço.
Tenha atenção aos 3 assassinos principais da motivação. Se se resguardar das 3 situações, sem dúvida que conseguirá preservar a sua motivação e impulsionar-se no caminho do sucesso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário