Introdução


sábado, 21 de abril de 2012

Rádio Comunitária de Ichu completa hoje 14 anos de existencia


A Associação de Radiodifusão Comunitária de Ichu, Independente FM, foi fundada no dia 21 de Abril de 1998, obedecendo a Lei 9.612, de 1998, regulamentada pelo Decreto 2.615 do mesmo ano. por um grupo de pessoas da comunidade que tinha um sonho de levar a democratização na comunidade.
.
O saudoso Pe. Leopoldo Garcia Garcia foi um dos grandes responsáveis para a chegada da  Independente Fm em Ichu

Muitas pessoas foram importantes para que esse sonho se realizasse,a exemplo do saudoso Pe. Leopoldo Garcia Garcia, com seu importante projeto de programas sociais voltado para o bem da população, bem como pessoas ligadas a associações e Movimentos Sociais.
A rádio teve como seu primeiro presidente, Edivan Carneiro; a programação experimental foi ao ar em setembro de 1999 funcionando numa sala do Centro Comunitário São Paulo, logo depois passou a funcionar no centro comunitário São Pedro (de 1999 a 2003).
Em abril de 2003, quando completou exatamente cinco anos, sua programação passou a ser de 16 horas diárias, porém no fatídico dia 10 de Junho de 2003 a comunidade foi surpreendida por um duro golpe, onde foi levado o transmissor e consequentemente calando a nossa voz.
No dia 31 de Janeiro de 2004 a rádio volta ao ar já em sua sede própria na Avenida Joaquim Lázaro Carneiro, 1º Andar, graças ao esforço dos sócios, entidades e pessoas da comunidade que construíram a sede própria e adquiriram um transmissor. Ainda assim, os estúdios foram mudado de lugar por três vezes; a programação durante a semana era apenas noturna e nos finais de semana o dia inteiro, foram muitos dias de angústia e sofrimento, aparelhos sendo mudados de lugar constantemente, estúdios improvisados, mas a tão sonhada glória e o sonho de um povo ordeiro e trabalhador veio quase 10 anos depois em 23 de Setembro de 2007 com a licença provisória e por fim a tão esperada concessão para dez anos, no dia 07 de Fevereiro de 2008, ficando assim livre para exercer o seu papel na comunidade; lembrando que essa licença de acordo com a Lei pode ser sempre renovada antes de vencer os dez anos.
Muitas conquistas foram conseguidas durante esses 14 anos, vejamos algumas:
Apresentação da Festa da Quixabeira em 20 de Abril de 2008.
* Em Abril de 2008 foi trazida a Festa da Quixabeira que encantou a comunidade;
* Em 2009 foi feito o I Arraiá que foi um sucesso e a rádio passou a ser ouvida em todo o Brasil e mundo através da rádio online pela internet com a criação de um Blog pelo estúdio livre;
Coquetel Music no I Arraiá da Independente em 2009

* Melhor ainda foi o ano de 2010, repetindo sendo feito o II Arraiá, com artistas que fizeram a alegria da comunidade sem cobrar nada e todos puderam brincar a vontade;
 A comunidade lotou a Esplanada Municipal festejando o II Arraiá em 2010 com muito forró pé-de-serra.

Ainda em 2010, ano de grandes conquistas, os estúdios passaram por um reforma total com a compra de uma mesa de som de primeira qualidade, colocação de forro, piso e mobiliários trazendo para os comunicadores e para os visitantes um ambiente aconchegante e lindo de ser visto, vale lembrar que todas essas conquistas aconteceram graças ao apoio incansável da comunidade que sempre apoiou e ajudou nas festas, bingos e campanhas provando que tem um grande amor pela Independente FM.
Estúdio principal da Independente FM

* Em 2011 foi realizado o III Arraiá com grande sempre com o apoio de músicos e da comunidade local e circuvizinha, inclusive com grupos musicais que vieram de longe por  por amor a rádio.
Grupo Nossa Geração veio de longe para animar o III Arraiá da Independente em 2011

Grupo Raio Estrelar também animou o III Arraiá
* Em Dezembro de 2011, mais uma grande conquista: a rádio cria seu próprio site: www.independente.com, podendo ser ouvida em todo o mundo através da rede mundial de computadores com 300 ouvintes simultâneos, ou seja todos ao mesmo tempo.
Hoje, com 14 anos de existência a Independente FM  é uma realidade e desempenha um papel importantíssimo dentro da comunidade com uma programação diversificada, respeitando as diferenças culturais, sociais e religiosas e a a pluralidade, prestação de serviço, utilidade pública, formação e informação, está presente em todos os eventos e tem um espaço voltado para todos os gostos e as programações não tocam músicas sem sentido que tenha palavras feias e ofensivas; a emissora só trabalha com músicas de qualidade conquistando assim cada vez mais o coração dos ouvintes.
Alunos da Escola Tia Zula visitando os estúdios, fazendo pesquisa e valorizando o trabalho da comunicação no Dia da Imprensa em 2011.

A rádio Independente transmite em FM estéreo com um transmissor de 25 watts na frequência modulada de 104,9 MHZ e também pela internet e sua programação vai ao ar diariamente das 06 às 22 horas.
O atual presidente é o Sr. André Nílton que trabalha com mais 10 diretores, entidades e sócios juntos, ou seja, rádio comunitária não tem dono, todos tem voz e vez, esse é o perfil da emissora e o que todos fazem e querem, é sempre levar à população qualidade no trabalho desenvolvido, respeitando a todos e fazendo valer o nome RÁDIO COMUNITÁRIA INDEPENDENTE FM!

Ichu-Bahia, 21 de Abril de 2012.

Texto e fotos. Iradlison Lúcio comunicador comunitário da Independente FM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário