Introdução


terça-feira, 3 de abril de 2012

Estudo afirma que a personalidade de homens e mulhers são quase iguais

Se homens e mulheres às vezes parecem ser de planetas diferentes, pode ser porque há grandes diferenças em suas personalidades, sugere um novo estudo.

Os resultados mostram que cerca de 18 por cento das mulheres compartilham de personalidades parecidas com a dos homens, e 18 por cento dos homens compartilham personalidades parecidas com a das mulheres. Mas a maioria das mulheres têm traços de personalidade que são bastante distintas das dos homens, e vice-versa, dizem os pesquisadores.

Os homens tendem a ser mais dominante (fortes e agressivos) e emocionalmente estáveis, enquanto as mulheres tendem a ser mais sensíveis, afetivas e apreensivas, o estudo afirma.

"Psicologicamente, os homens e as mulheres são quase de espécies diferentes", disse o pesquisador Paul Irwing, da Universidade de Manchester, no Reino Unido. As novas descobertas podem explicar por que algumas carreiras são dominadas por homens (como engenharia) e outras por mulheres (como as ciências psicológicas), Irwing disse.

"As pessoas são auto-selecionadas em termos de sua personalidade ... E o que elas acham que vai ser adequado em termos do ajuste", afirma o cientista.

No entanto, o estudo, publicado na revista PLoS ONE, atraiu críticas de outros pesquisadores da área que defendem os métodos utilizados na pesquisa para calcular os seus resultados são falhos, e que os homens e as mulheres não são tão diferentes assim.


Quão diferentes são os homens e as mulheres?
Irwing e seus colegas analisaram informações de mais de 10.000 pessoas nos Estados Unidos entre as idades de 15 e 92 anos, e aplicaram testes de personalidade. Os testes foram projetados para medir 15 facetas de personalidade, incluindo afetividade, estabilidade emocional, dominância, vivacidade, audácia social, sensibilidade e abertura à mudança.

Os pesquisadores, então, combinaram as notas sobre essas facetas de personalidade para calcular o que eles chamam de "diferença global" de personalidade entre homens e mulheres. A "diferença global," é essencialmente a soma de todas as diferenças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário