Introdução


terça-feira, 5 de abril de 2011

DE OLHO NAS CRIANÇAS!

Meu filhinho não come...
Chantagens, brincadeiras, disfarces dos mais diversos. Cuidado, todos esses artifícios para forçar a criança a comer podem gerar sérios problemas.

Sem dúvida, ainda "está para nascer" a mãe que não se preocupa demasiadamente com a alimentação de seu pequenino. Ainda mais se, aos seus olhos, ele não come a quantidade necessária, com a freqüência adequada. "Não tomou a mamadeira inteira", ou, "restou muita papinha no prato" e ainda, "dormiu e não quis saber das frutas e dos cereais...".

Não se deve esquecer nunca que os bebês são diferentes entre si e, em relação à alimentação, o procedimento é o mesmo.

Via de regra, a ansiedade dos pais pode provocar uma alteração no relógio biológico da criança e o que seria um momento prazeroso, torna-se uma verdadeira tortura: preocupados com recusas ou sobras, os pais começam a lançar mão de dispositivos nada convencionais para induzirem os pimpolhos a comerem o que acham ser uma quantidade razoável de alimentos.

Por volta dos 2 anos de idade a criança tende a sofrer uma certa queda do apetite, ou seja, não come toda a refeição que lhe é oferecida ou da preferência por este ou aquele alimento, considerado, via de regra, menos nutritivo pelos pais. Nessa idade ela cresce mais devagar e por isso tem menos fome do que quando era bebê.

Invariavelmente, é nesse momento que os pais tomam um sentido errado e iniciam a prática de técnicas e procedimentos duvidosos, para condicionar o pequeno a ingerir a comidinha.

Alguns pais chegam ao extremo de ministrarem aos filhos estimulantes de apetite e vitaminas sem prescrição médica, movidos pela melhor das intenções.

Só o pediatra poderá identificar distúrbios físicos e emocionais passíveis de verdadeira atenção, que influem diretamente no apetite do pimpolho. Infelizmente, um deles é justamente criado a partir de uma série de atitudes inadequadas da família em relação à criança, para induzirem seus pequenos a ingerirem alimentos: a inapetência comportamental.

Para evitar esse desagradável sintoma, os pais devem observar melhor as necessidades dos filhos e respeitar algumas regras, como o estabelecimento de horários fixos para todas as refeições, procurando não abrir exceções.

Carnes e legumes devem ser inseridos, naturalmente e desde cedo, ao cardápio infantil. Não se deve substituir esses alimentos com o passar do tempo, quer seja por conveniência ou mesmo por exigência dos pequeninos. Só assim eles adotarão tal prática alimentar.

Água, sucos e todo o tipo de líquidos devem ser ingeridos com moderação, se possível após as refeições, para não preencher o espaço da comida no pequeno estômago.

As refeições devem ser feitas em local e horas adequados. Usar sempre a mesa, dando exemplos, criando rotinas saudáveis, estabelecendo limites sem rigidez, é outra prática aconselhável. É preciso ser sensível à preferência alimentar do bebê. Não é difícil, por exemplo, evitar um alimento que ele sempre recusou e substituí-lo por outro do mesmo grupo nutricional.

É preciso também variar o cardápio de maneira criativa. Abusar de formas e cores pode ser um recurso bastante eficiente para despertar o apetite infantil: cenouras, milho e vagens é uma ótima combinação e possui cores atraentes!

Bolinhos e tortas modelados em forma de bichos e objetos é outro artifício divertido e saudável, muito bem recebido pelos pequeninos.

Elogiar a criança ao final de uma refeição bem feita, e mostrar a ele toda a satisfação e contentamento pelo fato, também pode ser muito gratificante. É importante informá-la o quanto é valioso tal alimento para que cresça saudável, mesmo que não seja obrigada a ingerí-lo.

Ameaças e insistências aborrecidas não levam a lugar nenhum. Ao invés de dizer: "se não comer, não vai brincar", diga: "você já experimentou esse frango? deixe-me cortá-lo para você!".

Por fim, é indispensável que os pais observem os grupos nutricionais e as unidades ou porções diárias de alimentos, sempre de acordo com as orientações do pediatra. Só esse profissional poderá identificar traços de desnutrição e fraqueza na criança e evitar que ela corra riscos reais de ter o desenvolvimento físico e emocional comprometido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário