Introdução


terça-feira, 16 de abril de 2013

Os 6 principais medos dos homens

Historicamente e biologicamente, os homens parecem preparados para lidar com qualquer tipo de situação, seja um pneu furado, uma barata voadora ou uma dificuldade no trabalho. É claro, entretanto, que o sexo oposto tem lá suas preocupações. O especialista em relacionamentos Charles Orlando montou uma lista com os seis principais medos dos homens.


1 – Não ganhar dinheiro suficiente

Foi-se a época em que a responsabilidade pela manutenção financeira da casa era exclusivamente do homem. Hoje, com a mulher inserida no mercado de trabalho e cuidando de suas próprias finanças, essa responsabilidade é compartilhada entre o casal. Mesmo assim, é possível que o homem se sinta pressionado a colaborar de maneira mais efetiva que a mulher, no quesito dinheiro.

2 – Perder o emprego

O fundo moral desse medo é o mesmo relacionado ao dinheiro. O homem sente que é sua obrigação sustentar a si mesmo e à sua família, ainda que a mulher já participe mais da vida financeira do casal. Perder o emprego, então, é uma ameaça ao bom andamento da vida familiar ou pessoal, de modo que o homem teme ter de passar por essa situação.

3 – Envelhecer

Pode não parecer, mas os homens sentem medo de envelhecer. Aquelas brincadeiras sobre os fios brancos ou a queda de cabelo são, na verdade, uma maneira de rir do próprio medo. Envelhecer assusta porque é uma questão diretamente ligada à virilidade, disposição física e até mesmo ao poder de atração do homem sobre as mulheres. Muitos homens acreditam que, à medida que forem envelhecendo, perderão essas características.

4 – Perder a saúde

Ao contrário das mulheres, que costumam frequentar os consultórios médicos, os homens correm dessas visitas periódicas, ainda que estejam com algum sintoma incomum. Essa resistência não significa que eles não estejam preocupados, pelo contrário. Em parte, esse tipo de atitude é uma maneira de não saber se há algo errado. Nesse ponto, os homens seguem a máxima de “o que os olhos não veem, o coração não sente”, e preferem a ignorância à consciência de algum problema grave.

5 – Não satisfazer sexualmente sua companheira

O velho medo masculino de não ser suficiente na cama continua em voga. Esse temor está relacionado ao ego do homem: saber que se está fazendo um bom trabalho neste quesito é quase uma necessidade. Por outro lado, eles tendem a se sentir ofendidos quando ouvem que não estão agradando.

6 – Não ser um bom pai

Quando se trata de filhos, o homem tem tantas dúvidas quanto a mulher. A paternidade pode ser uma experiência assustadora, em um primeiro momento, porque traz de volta uma série de lembranças que o homem tem do próprio pai. Ser um pai rigoroso e, ao mesmo tempo, divertido, é uma das principais preocupações. O homem, em geral, também quer evitar repetir com seus filhos as más experiências que teve com seu pai durante a infância.
Naturalmente, a mulher pode ajudar seu parceiro a diminuir seus medos e inseguranças. Cultivar a cumplicidade entre o casal é importante por isso: ambos podem se valer do relacionamento para trabalhar essas inseguranças. Mostrar-se disposta a debater esses medos e tranquiliza-lo a respeito deles é a maneira mais simples de ajudar seu companheiro a lidar com eles.

Fonte: www.dicasdemulher.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário