Introdução


terça-feira, 22 de março de 2011

A GRANDE DIFERENÇA ENTRE AMAR E GOSTAR


Talvez seja este capítulo, um dos mais importantes para que a pessoa saiba se situar dentro de um relacionamento recente ou não.

O que será falado a seguir tem como alicerce o discernimento espiritual, revelando-nos verdadeiramente o que significa cada palavra. É comum encontrar as pessoas tentando expressar seus sentimentos de forma errada, tanto no início quanto no decorrer do relacionamento. O verdadeiro sentido das palavras facilita um convívio harmonioso e nos afasta dos "mal entendidos".

O nosso estado de evolução inviabiliza gozar do amor sublime e pleno. Consequentemente está claro que também as palavras serão mal conduzidas devido a essa mesma falta de discernimento espiritual. Faz-se necessário usar adequadamente certas palavras que são mal utilizadas em um relacionamento. São elas: gostar, amar e paixão. Devemos saber a essência do que cada uma significa para que não façamos a felicidade dos fabricantes de remédios para dor de cabeça.

Não são poucas as pessoas que:

A - acham que o nível de amor é proporcional ao ciúme;

B - sentem paixão, por isso amam;

C - acreditam no amor à primeira vista e outras associações e conceitos bem desqualificados e primitivos semelhantes a este:

QUEM AMA VERDADEIRAMENTE

Quem possui este raro sentimento é aquele que:

1 - Sabe que o amor não se encontra no primeiro olhar.

O amor à primeira vista é uma oportunidade rara entre duas pessoas, que se encontram em mesma sintonia espiritual, chamados de espíritos afins.

O arrepio que causado pelo primeiro olhar é o choque espiritual dessas sintonias, que é captado pelos sensores espirituais que todos nós temos. Estes sensores indicam: a pessoa recém avistada é uma personalidade adequada ao convívio, entretanto, o amor verdadeiro só entra em campo a cada dia de alquimia produzida a partir desse encontro.

2 - Doa amor sem sentir a perda deste sentimento.

Para darmos qualquer coisa material precisamos “ter”. Mas os sentimentos são diferentes, é preciso “ser”, porque assim estarão incorporados como virtude do espírito e não num bolso que um dia possa esvaziar. Temos então que "ser amor", assim, nunca sentiremos falta do que se do ou. O que se “é” não se perde, se transmite, causando alívio e alegria para quem dá e saciamento para quem recebe.

3 - No silêncio sabe doar e nas tribulações jamais pensa em receber.

A pessoa que necessita ter reconhecimento faz alarde para demonstrar que ama. O amor não quer honras nem medalhas por seus feitos, antes o recusa, pois não teria onde guardar.... E nas tribulações, jamais pensa em receber. Receber o que? Amor não é investimento que se possa fazer em uma pessoa, resgatando quando bem se entender o que foi transmitido na ocorrência de dificuldades. Isto é serviço para aplicadores da Bolsa de Valores, que ao menor boato de quebra, vão correndo pegar o que lhes é devido.

4 - Vê o sexo como complemento do amor.

O sexo deve ser a expressão máxima carnal desse sentimento, e feito

somente quando esse amor não puder mais se conter no seu espírito, transbordando naturalmente pelo mensageiro palpável chamado corpo. O corpo então, estaria a serviço do espírito e jamais teríamos um palco de depravações sexuais, que sempre ocorrem quando o espírito se inclina aos pedidos da carne.

5 - Amou primeiro a si mesmo, pois só ama quem é amor.

Como se poderá amar alguém, se não somos primeiro portadores e transmissores desse sentimento? É óbvio que antes devemos assimilar a natureza do amor, que é muitas vezes impedida de se mostrar pelos traumas, complexos, desilusões e outros embates encontrados na vida. Este livro também abordará esses problemas na tentativa de banir os entraves.


6 - Ama o ser como um todo e não parte dele. Aquele que ama verdadeiramente compreende as falhas do parceiro e não lhes dá significância. Antes, observa o que realmente é valoroso: a essência da personalidade deste parceiro.


7 - Ama acima de tudo a felicidade do parceiro, mesmo que esta felicidade seja ao lado de outro(a).É duro não?! Não para quem ama verdadeiramente, pois este(a) saberá que seu parceiro(a) estará mais feliz ao lado de outro(a), encontrando também sua felicidade nesse desprendimento, porque pressente que ainda está por vir a pessoa ideal.

8 - Ama sem ser amado. Ama sem pedir amor. O amor genuíno não se importa em ter respostas, devolução ou retenção de um sentimento que dele aflora naturalmente. Sentirá, sim, grande felicidade caso este amor venha futuramente produzir alquimia no companheiro.

9 - Desprezou seu medo de dizer: ”eu te amo!”. Na verdade, sentimento não deveria ser falado, seria melhor senti-lo. Infelizmente se faz necessário reproduzi-lo verbalmente, dado a nossa falta de sensibilidade espiritual. Optamos, então, pela lei do menor esforço que é a palavra. Esta é muito usada de forma enganosa, acarretando sofrimentos desnecessários. Isto não ocorreria se utilizássemos os “radares” sentimentais, abandonados no porão de nosso espírito.

Entretanto, esporadicamente, quando a chama de seu amor não couber dentro de si, não esconda essa emoção ao parceiro, pois ele sentirá que está dizendo a verdade. Muitas vezes, não se fala à pessoa que se ama por causa de uma dessas alternativas abaixo, não é mesmo?!

- Ela(e) não irá dar valor ao que eu disser;

- Ela(e) pensará: agora que já conquistei, farei o que quiser;

- Ela(e) irá notar que é sério demais e achará que vou prendê-la(o), e outras conjecturas nesse sentido.

Se você já pensa isso de seu parceiro, é um ótimo sinal de que algo está errado. É bem verdade que não devemos jogar uma boa semente em terreno infértil. Caso não consiga utilizar o “radar” sentimental para saber qual o tipo de sentimento que o próximo tem por você, use as palavras. A insegurança pode, sim, afastar ainda mais seu companheiro(a).

Encontra-se, hoje em dia, muitas pessoas que possuem um amor verdadeiro pelo(a) parceiro(a), mas na hora de falar, gaguejam e dizem que gostam, por razões já comentadas. Evite confundir sua mente e a do(a) parceiro(a). Palavra falada é semente plantada no coração, isto quando há assimilação. Transmita "os originais" do seu coração e não deixe sua mente intervir para enviar a cópia mal feita deste sentimento.

10 - Ama em liberdade e não o aprisiona. Talvez a analogia abaixo transmita melhor o fato.

"Quem gosta de pombos, guarda-os numa gaiola a fim de alimentá-los. Porém, um dia, um deles poderá fugir e jamais voltará.

O que ama os pombos, alimenta-os na liberdade de suas mãos, pois todo dia ambos estão na praça a se ver”.

É interessante ver essa analogia pelo lado da razão. O lado prático da mente, indica que teremos a presença de um pássaro se o prendermos numa gaiola, mas o discernimento espiritual sabe que só se prende por afinidades, sendo a mais bela forma de estar perto de um pássaro. O ser humano, também responde similarmente às duas formas de tratamento. Como é bom saber que todos estão sendo regidos pela mesma força divina; ir contra ela é ser a favor de nosso atraso.

Para o desfecho, verificamos que o amor é a junção de vários sentimentos bons como a compreensão, o desprendimento, a paciência, a humildade, a incorrupção, a confiança, a sabedoria e a felicidade. A cada momento, quando um desses predicados crescerem em seu coração, o amor se fará mais presente em suas atitudes.

A Bíblia traz em (1 Coríntios 13, 1-7) o mais expressivo valor do amor que é a caridade. Reflita sobre esta passagem da Bíblia que certamente trará acréscimo de vida a qualquer relacionamento humano. Assim está escrito: “Se eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, mas não tivesse a caridade, seria um bronze que soa ou um sino que toca. E se tivesse o dom da profecia e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e se eu tivesse toda a fé, a ponto de transportar montanhas, mas não tivesse a caridade, não seria nada. Ainda que distribuísse todos os meus bens para o sustento dos pobres, e entregasse o meu corpo para ser queimado, se não tiver caridade, isto não me serve de nada.

A caridade é paciente; a caridade é bondosa; não é invejosa. A caridade não é arrogante, nem orgulhosa. Ela não faz o que é inconveniente, não busca o seu interesse, não se irrita, nem se julga ofendida. Não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Ela tudo perdoa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta”.

QUEM GOSTA VERDADEIRAMENTE

Um dia ouvi a seguinte frase: “se você gosta de morango, só pensa em comê-lo. Porém, se amas morango, deseja apenas guardá-lo no lado esquerdo do peito”. Desconfio ser o nome de alguém tal fruta, mas se não é, ainda nos serve de ilustração.

Quem gosta é aquele que:

1 - Possui ciúme exagerado para com seu parceiro e até por seus objetos preferidos.

Ciúme é sinônimo de desconfiança e propriedade privada, um sentimento de baixo escalão espiritual. A pessoa que possui essa vibração negativa, não consegue ver alguém ameaçador perto de seu companheiro, porque logo lhe vem à cabeça a possibilidade de que vão retirar seu “brinquedo”.

O que mais impressiona é que muitos se acham protegidos quando seu companheiro lhes demonstra ciúme. É a completa ignorância espiritual nessa área. Estes acreditam na seguinte associação: muito ciúme = muito amor. No entanto, considero normal uma “pitada de ciúme” devido às nossas imperfeições, pois o gostar ainda está amalgamado com o amor que é liberdade. É semelhante a uma pedra preciosa bruta que ainda possui outros minerais indesejados.

Já presenciei casos, em que mulheres esperam que seu parceiro goste tanto dela quanto do seu carro. Ora, está havendo concorrência a este sentimento que é cabível às coisas materiais. O certo é deixar o rapaz gostar de seu carro e esperar o amor de seu companheiro, pois estes são sentimentos bem distintos.

2 - Controla as ações do parceiro e se puder até os pensamentos. Controla porque desconfia. O amor é confiança e é um sentimento que sabe esperar pacientemente a sua hora, aguardando do seu parceiro o momento em que ele livremente irá expor o que fez, não se sentindo assim ferido, por ter alguém que desconfie de sua conduta. Retire a desconfiança de seu relacionamento, pois é poderosa arma que separa até espíritos afins.


3 - Exige amor, porém não tem para transmitir. O amor não se exige, se aguarda. Temos aí o "pedinte" sentimental, que está vazio de bons sentimentos e deseja encher-se com o amor dos outros.

4 - Quem gosta, um dia pode vir a querer o mal do parceiro. Um dos piores predicados escondidos no fundo do gostar é a vingança, que é comandada pelo grande chefe do mal: o ódio, sentimento inverso do amor.

Ódio e amor são duas forças antagônicas e poderosas.


Seriam os extremos do "yang e yin". Com estes sentimentos você atravessa o mundo, ora para matar, ora para salvar. Quem gosta e quer alguma coisa material que o parceiro não possa dar, logo mostra as garras e tenta tirar à força e até pela esperteza.

Há uma passagem bíblica que diz: “a mesma mão que lhe afaga pode vir a bater”. Temos aqui o exemplo típico de quem gosta. Este acaricia e maltrata quando lhe convém.

O amor não maltrata porque não há tempo nem espaço para o ódio. Fortifique-se com estas frases:

Se você quer ser feliz por um dia, vingue-se;

Se você quer ser feliz para a eternidade, perdoe”.

Para se abastecer do verdadeiro amor, beba da única fonte segura, que deságua nas palavras inspiradas da Bíblia, possuidora das mensagens do nosso criador. Não se envergonhe por desejar lê-la, envergonhe-se de não possuir os melhores sentimentos.

Gostar é sinônimo de insegurança, imaturidade, ciúme, desejo de propriedade, vibração negativa. Com o convívio, pegam se seus atributos como um vírus, como também são assimilados os atributos benéficos daquele que convive com o amor.


E O QUE VEM A SER PAIXÃO?


Este sentimento é a admiração instantânea firmada em bases falsas , ora corporal, ora pelo “status” sócio-econômico que a pessoa avistada possui. As bases falsas são ligações sentimentais edificadas em “areia movediça”; construídas sobre o que a pessoa "tem" e não sobre o que ela “é”. Este sentimento é muito confundido com o falado “amor à primeira vista”, que já foi abordado.

A paixão nos invade como uma irresistível e intensa atração, muitas vezes pela sensualidade. Como este sentimento não tem consórcio com a verdade, cai e míngua com a mesma velocidade e intensidade com que apareceu.

No fundo, todos desejamos a felicidade, mas não alcançamos porque o imediatismo nos cega e procuramos o falho sentimento tampão, a paixão. O homem deseja o amor, entretanto a paixão tomou-lhe o discernimento do espírito e a lógica da razão, para se "abrasarem" ardentemente sobre a fina película da paixão que não resistirá ao tempo, pois esse sentimento tem um alicerce frágil: corpos, títulos e riquezas.

Como nós somos ainda "pedra bruta", encontramos em nosso espírito o amor e as impurezas do gostar e da paixão, bem como outros sentimentos já comentados, todos eles em porcentagens e intensidades diferentes em cada pessoa.


Fonte:( http://jujugoiania.multiply.com/journal/item/137)




Nenhum comentário:

Postar um comentário