Introdução


sexta-feira, 3 de junho de 2011

Doze mandamentos contra os stress

1- Os desejos são ilimitados, o seu tempo não. Defina metas, prioridades da sua vida. Faça periodicamente uma revisão de seus objetivos.

2 - Você é responsável e senhor da própria qualidade de vida. Defenda seus direitos. A qualidade de vida é uma planta que necessita ser regada sempre.

3 - Você é um só. Você só tem um coração. Portanto, faça uma coisa de cada vez.

4 - Cuide do seu corpo. Escolha alimentos saudáveis, evitando agressões do tipo fumo, droga, excesso de bebida e comida. Reduza a ingestão de café. Beba oito copos de água, no mínimo, por dia.

5 - Cuide de sua mente. Seja seletivo com o que lê e vê. Reduza o hábito de assistir televisão. Exercite sua criatividade com música e artes em geral. Faça coisas que nunca fez, indo a lugares que nunca foi. Quebre rotinas e experimente o novo.

6 - Que a sua casa seja um lar. Um lugar acolhedor que o receba ao final de um dia cansativo, oferecendo-lhe conforto, calor à sua alma, repouso e amorosidade.

7 - Descubra quem é você. Qual é seu temperamento, quais são suas crenças?

8 - Não seja onipotente. Aprenda com os outros, procure ajuda necessária com amigos, médicos, terapeutas.

9 - Conheça e respeite o outro. Ouça com atenção, buscando compreender o que o outro quer dizer.

10 - Cuide para desenvolver intimidade com pessoas com as quais sinta afinidade. Cultive a espontaneidade, sinceridade, amizade, alegria e prazer nas trocas afetivas.

11 - Centre-se e equilibre-se. Todos os dias encontre um tempo para esvaziar-se e estar consigo mesmo (pelo menos um banho prolongado e tranqüilo). Use técnicas auxiliares como meditação, respiração e massagens para relaxamento.

12 - Tenha fé. Uma situação, qualquer que seja, nunca é apenas boa ou ruim. Haverá sempre custos e benefícios. Quanto mais luz, mais sombra. Você é único, o que te faz valioso. Confie em Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário