Introdução


terça-feira, 11 de dezembro de 2012

18 maneiras simples de diminuir seu nível de estresse

Estress. O mal do momento. O problema parece estar em todo lugar e afeta desde as crianças, com seus prazos para a entrega dos trabalhos escolares, até os adultos, que facilmente perdem a paciência com a família, com o trânsito, com o trabalho, com os prazos, com as tarefas domésticas e que, entre todos esses compromissos, não conseguem mais imaginar o que seria uma noite tranqüila de sono.
Por isso,aprenda a combatê-lo e conheça 18 maneiras simples para eliminá-lo do seu dia-a-dia.
  1. Respire. Comece a praticar o famoso “inspire pelo nariz e expire pela boca” quantas vezes forem necessárias para acalmar os ânimos.
  2. Lembre-se sempre de que nem tudo deve ser levado tão a sério. Não faça tempestade em copo d’água diante de um mero deslize.
  3. Ria. Sorria. Dê gargalhadas. Rir ainda é o melhor remédio.
  4. Organize-se. Realize uma tarefa por vez e concentre-se no agora para não sofrer por antecipação.
  5. Quando sentir que se encontra em situações de pânico, ocupe a mente e mantenha o corpo ativo. Leia um livro, varra a casa, dance, escute música, converse com alguém, tome um banho. Faça qualquer coisa para gastar a energia proveniente do nervosismo.
  6. Dedique-se à prática diária de esportes. 20 minutos de atividade física é tempo suficiente para que o corpo libere endorfina, o hormônio do prazer que desperta a sensação de bem-estar.
  7. Intervalos são importantes. Por isso, procure relaxar entre uma tarefa e outra. Dedique ao menos 10 minutos do seu dia turbulento para simplesmente relaxar, seja no trabalho, em casa ou dentro do carro.
  8. Faça uma lista. Você não precisa se lembrar de absolutamente tudo o que tem para fazer. Listar os compromissos poupa o desconforto de esquecer-se da realização de alguma tarefa importante e exige menos de você.
  9. Estabeleça prioridades e realize as tarefas em ordem de preferência e necessidade.
  10. Livre-se dos extras, ou seja, todas as coisas, materiais e não materiais, das quais você não precisa e com as quais você se irrita.
  11. Permita-se dizer “não” sempre que for necessário. Não se deixe enlouquecer simplesmente por tentar agir pelos outros.
  12. Se você não está feliz com a sua vida, faça algo para mudá-la. Não insista em reclamar da situação, é melhor agir a seu favor do que perder tempo com murmuração.
  13. Seja sincera consigo mesma e admita quando não for capaz de realizar certos tipos de tarefas.
  14. Peça ajuda quando precisar. Não tenha medo nem vergonha de dizer que precisa da ajuda de alguém.
  15. Perdoe-se e permita-se perdoar.
  16. Conecte-se ao mundo e às pessoas ao seu redor. Conheça pessoas e lugares novos. Divirta-se. Aproveite. Explore.
  17. Deixe trabalho no trabalho. Caso trabalhe em casa, estabeleça horários e cumpra-os.
  18. Lembre-se que há sempre novas oportunidades, novas escolhas e novas pessoas ao seu redor. Pense positivo e aproveite os bons momentos em vez de se lamentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário